28 de maio de 2013


Silas aguarda mais quatro reforços para melhorar elenco do Náutico

Treinador diz que a falta de opções e improvisações trarão dificuldades no início da competição, como aconteceu no jogo de estreia contra o Grêmio

Por GLOBOESPORTE.COM recife
silas náutico (Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press)
Silas está sem opções para fazer mudanças no
time (Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press)
O técnico Silas se mostrou bastante chateado com a derrota para o Grêmio na estreia da Série A do Campeonato Brasileiro, mas o resultado, ao que parece, já estava na conta do treinador alvirrubro. Com algumas improvisações e poucas opções para montar o banco de reservas, Silas projeta dias melhores quando os reforços começarem a chegar.
- A gente sabia que esse início ia ser complicado. Estamos correndo atrás (de reforços) e a gente espera ter algumas novidades até o meio desta semana.
A diretoria alvirrubra e o técnico Silas, junto com a sua comissão técnica, estão trabalhando dobrado para tentar reforçar o elenco do Náutico e pelo menos mais quatro jogadores devem chegar.
- Apesar de a gente ter quatro zagueiros hoje, precisamos de mais um. Precisamos também de um ou de dois meias e de mais um centroavante, já que tem essa questão do Elton. Não podemos esperar terminar os quatro jogos que temos com ele. Temos que estar protegidos.
O atacante Elton fará os quatro jogos que restam antes da parada para a Copa das Confederações e deixará o Náutico para jogar no Al Nasr, da Arábia Saudita. O jogador é titular absoluto do time alvirrubro e o artilheiro na temporada, com 19 gols marcados.

Feliz, William Alves promete muito empenho com a camisa do Náutico

Zagueiro diz que jogará com a mesma seriedade e dedicação dos tempos de Santa Cruz e quer ajudar o Alvirrubro a fazer uma grande campanha

Por Lucas Liausu Recife
William Alves Náutico (Foto: Simone Vilar/Náutico)
William Alvespromete muito empenho com a nova
camisa (Foto: Simone Vilar/Náutico)
Destaque do Santa Cruz na conquista do Campeonato Pernambucano deste ano, o zagueiro William Alves despertou o interesse do Náutico ainda antes do fim da disputa do torneio Estadual e, assim que ele terminou, o primeiro contato entre as diretorias foi feito. Alheio às negociações, o zagueiro deixou claro o interesse em defender o Timbu na Série A do Campeonato Brasileiro, mas aguardou muitos dias para que o desejo fosse concretizado.
Agora, já falando como jogador do Náutico, o zagueiro William Alves prometeu muita dedicação e a mesma vontade que o tornou destaque no Santa Cruz, para ir bem com a camisa do Náutico.
- Eu sei a importância que é disputar uma Série A do Campeonato Brasileiro e vou trabalhar e fazer o mesmo que eu fazia no Santa. Serei um bom trabalhador porque assim o resultado vem. Creio que todos os jogadores do Náutico estão procurando fazer isso também para mudar a fase e fazer uma grande campanha na Série A.
A negociação entre William Alves, o Náutico e o Santa Cruz foi demorada, mas acabou tendo um final feliz para as três partes. Bastante político, o novo zagueiro alvirrubro fez questão de deixar claro que sempre quis uma transação sem confusões.
- Demorou mais saiu. Ficou bom para todo mundo e eu fico feliz por todos terem saído felizes e pela negociação ter acontecido sem confusões.
O zagueiro William Alves fará o seu primeiro treinamento com o time do Náutico na tarde desta terça-feira. A estreia do jogador com a camisa alvirrubra deve acontecer no próximo domingo, quando o Timbu recebe a Portuguesa, nos Aflitos. 

Marketing do Náutico apresenta novidades para despedida dos Aflitos

Camisa retrô, maquete do estádio, torneio para sócios no gramado do estádio e até a chance de jogar na despedida de Kuki são os atrativos

Por Daniel Gomes Recife
aflitos despedida (Foto: Daniel Gomes)
Camisa retrô foi uma das novidades apresentadas
pelo marketing alvirrubro (Foto: Daniel Gomes)
Desde 18 de agosto de 1918, o Estádio dos Aflitos faz parte da rotina do torcedor alvirrubro. Mas, depois de quase 95 anos, o Náutico vai se despedir da velha casa. A Arena Pernambuco é o novo destino. A nova morada. Com mais um marco histórico do clube se aproximando, a diretoria de marketing alvirrubra planeja uma programação especial para a despedida.
- Quero convocar a torcida para estes momentos históricos. Serão dias importantes na história do clube - disse o presidente Paulo Wanderley, que, ao lado do vice-presidente de marketing, Roberto Varela, apresentou a programação.
Tudo começará na próxima quarta-feira, quando o Náutico enfrenta o Vitória, nos Aflitos, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Neste dia, uma maquete do estádio será vendida nas lojas oficiais do clube. No dia 2 de junho, o Náutico enfrenta a Portuguesa pela terceira rodada. Oficialmente, o último jogo do Timbu no seu habitat. Nesta data, será lançada uma linha de camisa retrô que homenageará o ex-lateral-esquerdo do Timbu Marinho Chagas (ele jogou no clube em 1971 e 1972 e também na seleção brasileira).
A chance do torcedor jogar nos Aflitos
No dia 30 de junho, um torneio com até oito times será promovido pela direção alvirrubra. Os jogos serão realizados no próprio estádio. Para participar, cada time precisa que 80% dos jogadores sejam sócios e as inscrições vão do dia 28 de maio até 18 de junho.
Deste torneio, quatro sócios-jogadores serão escolhidos para atuar na despedida oficial do ex-atacante Kuki, atual auxiliar técnico do clube. A partida será no dia 20 de julho e o ex-camisa 11 deve reunir antigos companheiros que passaram pelo clube, como o atacante Jorge Henrique e o goleiro Nilson.

aflitos despedida (Foto: Daniel Gomes)
Maquete dos Aflitos começará a ser  vendida nas
lojas oficiais do clube (Foto: Daniel Gomes)
Um grande show com uma atração surpresa - além de artistas pernambucanos e alvirrubros como Otto e Silvério Pessoa - também será confirmado em breve pela direção. A data ainda não está definida, mas o evento ocorrerá entre os dias 26 e 28 de julho.
Além disso, os jogadores entrarão em campo diante do Vitória-BA, na próxima quarta-feira, com uma hastag nas camisas. A ação é parte de uma campanha onde os torcedores irão baixar aplicativos para celulares e poderão marcar fotos nos setores dos Aflitos. Os autores das 11 melhores fotos serão convidados de honra da diretoria do Náutico no primeiro jogo do Timbu na Arena Pernambuco pelo Brasileiro, dia 7 de julho.

Júnior Xuxa assina contrato e é novo reforço do Santa Cruz para a Série C

Meio-campo do ABC de Natal era desejo antigo da diretoria tricolor e, após uma semana de negociações, fechou com o clube até o final do ano

Por Lula Moraes Recife
Júnior Xuxa Santa Cruz (Foto: Lula Moraes)
Júnior Xuxa fica no Arruda até o fim do ano para
defender o Tricolor na Série C (Foto: Lula Moraes)
Depois de uma semana de expectativa, o meia Júnior Xuxa finalmente fechou com o Santa Cruz e defenderá o clube até o final do ano, no Brasileiro da Série C. Xuxa é o primeiro reforço tricolor para a Terceira Divisão e assinou o contrato na manhã desta terça-feira, no Arruda.
Com 29 anos, Xuxa é pernambucano de São Caetano e foi revelado pelo Nacional-PB. Teve passagens por São Caetano, Icasa, Ceará e América-RN. No ABC, seu último clube, foi liberado por causa de dívidas salariais dos potiguares, o que resultou na negociação com os tricolores.
Jogador habilidoso, Júnior Xuxa é desejo antigo no Arruda e foi disputado no início do ano pelos corais, que o perderam para o ABC. O armador chega para fortalecer o meio-campo e servir de opção para Natan e Renatinho, que andam frequentando o departamento médico.
Júnior Xuxa já realizou os exames médicos e já será integrado ao elenco tricolor que está em Maceió em preparação para a estreia no Brasileiro.

Santa Cruz consegue segurar Tiago
Cardoso para o Brasileiro da Série C

A chegada do novo técnico Sandro Barbosa foi determinante para que o goleiro decidisse ficar no Arruda, apesar do assédio de outros clubes

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
 O goleiro Tiago Cardoso não vai mais deixar o Santa Cruz. O fator determinante para permanência do atleta no Arruda foi a contratação de Sandro Barbosa para o comando da equipe. Amigo pessoal do goleiro, o novo técnico convenceu o jogador a continuar no Tricolor.
- Estou em paz com a minha decisão. Depois do Pernambucano, muita coisa passou pela minha cabeça. Sei que a carreira é curta, mas é o momento de permanecer.
Tiago Cardoso tinha recebido propostas do Figueirense, Criciúma, Bahia e Náutico. A proposta do clube alvirrubro foi a mais badalada e não seguiu adiante porque o Timbu queria trocar jogadores, sem acréscimo financeiro. Ramirez e Gideão foram oferecidos ao Santa Cruz, mas a diretoria do clube tricolor afirmou que só liberaria o atleta mediante o pagamento de uma multa de R$ 2 milhões. diante da recusa do Santa Cruz, o Náutico desistiu de prosseguir com a negociação.
- Tive propostas, escutei o vice-presidente de futebol do Náutico, André Campos e não me ofereci ao Timbu, ao contrário do que ele falou. Tinha vontade de voltar a participar da Série A. o Alvirrubro é organizado e tem um bom treinador. O Brasil é o foco mundial e seria uma boa vitrine para conseguir uma transferência para Europa, que ainda é o meu sonho.

tiago cardoso santa cruz (Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press)
Tiago Cardoso fica no Santa Cruz para o Campeonato Brasileiro (Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press)

Sport anuncia contratação do lateral-direito George Lucas, do Pelotas-RS

Executivo de futebol rubro-negro garante chegada do jogador nesta terça e promete fechar com mais dois nomes até o fim da semana

Por Elton de Castro Recife  
George Lucas - lateral-direito Ituano (Foto: Rafaela Gonçalves / GLOBOESPORTE.COM)
Lateral-direito, de 29 anos, já atuou pelo Ituano
(Foto: Rafaela Gonçalves / GLOBOESPORTE.COM)
A semana promete ser agitada na Ilha do Retiro. Após a contratação de Marcelo Martelotte e da confirmação do interesse no volante Anderson Pedra, o diretor executivo de futebol do Sport, Marcos Amaral, confirmou que o clube contratou o lateral-direito George Lucas, do Pelotas-RS.
- Ele chegará amanhã, irá realizar os exames médicos e depois deverá assinar contrato com a gente - afirmou o executivo de futebol Marcos Amaral.
Além da chegada do jogador, a ideia da diretoria é anunciar pelo menos mais dois atletas esta semana. Um deles deve ser o lateral-direito Patrick, ex-Náutico e atualmente no Coritiba.

- Estamos trabalhando. Mais um ou dois jogadores devem chegar nos próximos dias. Mas só iremos falar algo quando tivermos o contrato acertado.
Ainda de acordo com o dirigente, a chegada de reforços fará com que o clube libere alguns jogadores. O dirigente, porém, preferiu não adiantar os nomes.
- Se alguns jogadores estão chegando, nós precisaremos nos desfazer de outros. Isso é normal. Mas vamos deixar para falar disso quando tudo estiver definido. Mesmo sem a confirmação do dirigente, a tendência é que o atacante Gilsinho, o zagueiro Mateus e o volante Marino não sigam no clube. 

Sport contrata meio-campo Camilo, destaque do Mirassol no Paulistão

Jogador chega como solução para o setor de criação da equipe rubro-negra, que só conta com Lucas Lima; Contrato é até o fim da temporada

Por Elton de Castro Recife  
camilo sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Camilo já apareceu, nesta segunda, na Ilha
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
O Sport intensificou a busca para reforçar a equipe. Na manhã desta segunda-feira, o diretor de futebol do clube, Marcos Amaral confirmou a contratação do meio-campo Camilo, que disputou o Campeonato Paulista pelo Mirassol. Aos 27 anos, o jogador assinou um contrato até o final da temporada.
De acordo com o dirigente, o atleta foi a primeira indicação do técnico Marcelo Martelotte, que detectou a necessidade de reforçar o meio de campo da equipe.
- Camilo era um jogador que nós estávamos olhando desde a época de Sérgio Guedes e quando Martelotte chegou indicou o jogador. Aceitamos o pedido e ele fará os exames médicos e certamente irá nos ajudar.
Com passagens por Ceará e Cruzeiro, o jogador chega para tentar solucionar os problemas de criação da equipe, setor que atualmente só conta com Lucas Lima. Além do atleta, a diretoria pretente anunciar a chegada de mais quatro jogadores. Sendo um zagueiro, um lateral-direito, um volante e mais um atacante.
Para a zaga, o nome preferido é o de Durval. Segundo o dirigente, o Sport irá conversar com o Santos para tentar viabilizar a chegada do atleta.
- Vamos sentar para conversar sobre o Durval. Sem duvida seria um grande reforço e vamos tentar uma forma para trazê-lo.

Dirigente afirma que Pedra vai assinar com o Sport e Santa promete impedir

De acordo com Marcos Amaral, volante foi um dos reforços solicitados por Martelotte; diretoria coral apresenta pré-contrato com atleta até 2014

Por Elton de Castro Recife
santa cruz x sport felipe azevedo anderson pedra (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Anderson Pedra deve trocar o Santa pelo rival Sport
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
O volante Anderson Pedra deve ser o novo reforço do Sport para a disputada da Série B. A informação foi confirmada pelo diretor de futebol do clube, Marcos Amaral, que afirmou que o jogador assinará o contrato com o Leão até o final de 2014. O jogador foi um dos destaques do Santa Cruz durante a disputa do Pernambucano e foi um dos nomes indicados pelo técnico Marcelo Martelotte.
- Anderson Pedra é um jogador que estamos interessados e assim que acabar o contrato dele com o Santa Cruz (que se encerra no dia 31 de maio), nós iremos encaminhar o contrato do jogador, para que ele se apresente aqui. Estamos negociando com Anderson Pedra desde o término do Pernambucano. Fizemos uma proposta e ele aceitou. Então, segunda-feira daremos entrada no contrato dele.
Embora esteja tentando tirar o atleta do Arruda, Marcos Amaral disse que o Sport não agiu de forma antiética. De acordo com o dirigente, o clube poderia ter contratado o atleta antes da final do Pernambucano.
- Quero deixar claro que o Sport respeitou o contrato do jogador. Anderson Pedra nos foi oferecido antes da final do Pernambucano e não aceitamos negociar, por considerar antiético. Agora, com o contrato dele próximo do fim, estamos chegando a um acordo.
Ainda de acordo com o dirigente, o argumento de que Anderson Pedra teria um pré-contrato assinado com o Santa Cruz e que, por isso, não poderia ser contrato pelo Sport não tem validade.
- Não estamos preocupados com isso. Se Anderson Pedra tiver vontade de jogar no Sport, nós iremos encaminhar o contrato do jogador, para que ele jogue no Sport.
Apesar do otimismo o dirigente reconheceu que o Santa Cruz ainda poderá negociar o atleta com outro clube. Situação que Marcos Amaral considera improvável.
- Não assinamos o contrato e, por isso, o Santa Cruz tem mais quatro dias de contrato e pode negociar o jogador com outra equipe. Mas como falei, já temos um acordo com ele.
Sobre uma possível briga na justiça com a equipe coral, Marcos Amaral disse que não compete a ele comentar sobre o assunto.
- Briga na justiça é briga na justiça. Isso fica à cargo do departamento jurídico do clube.
Santa Cruz promete brigar pela permanência do atleta

constantino júnior santa cruz (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Dirigente mostra pré-contrato de Pedra com Santa
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
No entanto, a saída do atleta do Arruda não será fácil. O diretor de futebol do Santa Cruz, Constantino Júnior, promete brigar pela permanência de Anderson Pedra.  O dirigente chegou a mostrar o pré-contrato assinado pelo jogador, que amplia o vínculo até o final de 2014 e tem uma multa de R$ 4 milhões.
- Falam que pré-contrato não vale nada, quero ver o Sport tirar Pedra do Santa Cruz. Se quiser sair, os rubro-negros têm que pagar R$ 4 milhões. Só sai com dinheiro. Não importante a família dele, ele vai cumprir o contrato. Não aceito arrogância de dirigente leonino, que fala que vai levar o atleta. Vamos entregar o caso ao departamento jurídico do clube.
Segundo ele, os exemplos citados para desqualificar esse tipo de acordo não foram devidamente divulgados pela imprensa.
- Pré-contrato vale e muito. Falam do caso do atacante Araújo, no Náutico, quando ele deixou o Timbu para defender o Atlético-MG, quebrando esse tipo de acordo. Só o que ninguém fala é que foi pago uma multa aos alvirrubros, que era apenas R$ 200 mil. Pouco, no entanto teve que desembolsar. Ninguém sai de graça por ser pré-contrato.
Constantino Júnior disse que teve uma conversa com o ex-treinador coral, Marcelo Martelotte, para existir uma ética nas sondagens de atletas do Arruda.
- Conversei com Marcelo para não retirar os nossos jogadores pela porta de trás, na montagem do Sport. O Sport precisa entrar em contato primeiro com a gente. O técnico do Paraná, Dado Cavalcanti, também quer o jogador, mas agiu diferente. De outra forma, Pedra não sai.
Anderson Pedra chegou ao Arruda no início da temporada passada, mas só conseguiu destaque na campanha que garantiu o tricampeonato estadual pelo Tricolor, quando entrou para Seleção do Troféu Lance Final. As atuações do atleta despertaram o interesse da diretoria leonina, que intensificou as investidas para contar com o jogador desde a contratação de Marcelo Martelotte.

No início do mês, o presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, chegou a anunciar uma renovação do contrato com Anderson Pedra até o mês de dezembro de 2014. No entanto, o que houve naquela ocasião foi apenas a assinatura do0 pré-contrato, o que abriu espaço para as investidas do Rubro-negro. 

Martelotte inicia a reformulação no elenco do Sport e pede mais cinco

Durval é a prioridade do novo técnico rubro-negro, que diz desprezar quantidade e focar na qualidade dos jogadores a serem contratados

Por Elton de Castro Recife
marcelo martelotte sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press) 
Técnico garante conhecer bem as necessidades
do elenco (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Embora tenha pedido para que a diretoria do Sport não promovesse uma “caça às bruxas” devido à fase da equipe, que vem de cinco derrotas consecutivas, o técnico Marcelo Martelotte deixou claro que pretende fazer uma ampla reformulação no elenco. Para isso, o treinador pediu a chegada de, pelo menos, mais cinco jogadores, que cheguem para assumir a titularidade.
- Precisamos contratar de cinco a oito jogadores, que cheguem para nos ajudar. No entanto, precisamos mais de qualidade do que de número. Já conversamos com a diretoria e foi passado algumas situações que já tinha observado. Até porque, além da partida contra o Icasa, eu já havia enfretado o Sport algumas vezes.
Apesar de o clube já ter anunciado as chegadas do lateral-direito George Lucas e do meia Camilo, o treinador ainda quer mais jogadores para as posições.
- Precisamos de, pelo menos, mais um zagueiro, um lateral-direito e um meio-campo. Apesar de termos contratado o Camilo, temos que buscar outros nomes. Fora isso, algumas outras situações que já falamos com a direção.
Dentre os reforços, a prioridade seria a chegada de Durval. De acordo com Martelotte, a contratação do zagueiro seria fundamental para ajustar o sistema defensivo do Sport.
- A diretoria está tentando a contratação de Durval, um excelente atleta, que já demonstrou que gostaria de jogar no Sport. Seria o nome ideal para resolver as dificuldades na defesa. É um jogador que tem identificação com o clube. Vamos aguardar.

CSP confirma que já negocia atletas com Treze e Bota para o 2º semestre

Presidente Josivaldo Alves fala que os dois clubes já lhe procuraram para discutir possíveis reforços para as séries C e D do Campeonato Brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM João Pessoa
 
soares atacante do csp (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
Segundo Josivaldo, atacante Soares iria para o
Treze (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
O Campeonato Paraibano ainda nem acabou e os finalistas Treze e Botafogo-PB já começam a querer se reforçar para as disputas da Série C e da Série D do Brasileirão respectivamente. Pelo menos é isto o que se conclui após uma rápida conversa com o presidente do CSP, Josivaldo Alves, que diz abertamente que já foi procurado pelas duas diretorias para negociar jogadores de seu elenco.
Segundo Josivaldo, o Treze está interessado no atacante Soares e já teria falado abertamente em seu interesse de contar com o atleta na competição nacional. Soares foi o artilheiro do clube pessoense no Campeonato Paraibano mesmo tendo ficado dois meses afastado, por ter sido emprestado ao Cerâmica para disputar o Campeonato Gaúcho. O jogador foi eliminado nas semifinais pelo Botafogo e foi autor de 10 gols ao longo da temporada.

Moisés, zagueiro do CSP (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
 
Moisés estaria sendo negociado com o Belo
(Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
Já para o Botafogo, as conversas segundo Josivaldo giram em torno do zagueiro Moisés, considerado um dos melhores da posição no Campeonato Paraibano e que ainda por cima marcou cinco gols.
Curiosamente, são dois jogadores jovens que nas semifinais do Campeonato Paraibano mostraram certa instabilidade emocional. Soares foi expulso no jogo de ida da disputa contra o Botafogo-PB e Moiséis acabou expulso no jogo de volta.
Questionados sobre possíveis contratações, os dirigentes de Treze e Botafogo-PB se negam a falar no assunto e dizem que por ora o foco é exclusivo nas finais do Estadual, e que possíveis contratações só serão discutidas após o término da competição.

Treze vence o Botafogo-PB em pleno Almeidão e fica muito perto do título

Clube de Campina Grande ampliou vantagem que já tinha nas finais e agora pode perder por até um gol dentro de casa para se sagrar campeão

Por GLOBOESPORTE.COM João Pessoa
Com a vantagem de jogar por dois resultados iguais nas finais para ser campeão paraibano, o Treze entrou em campo na noite desta segunda-feira, no Estádio Almeidão, com a missão clara de se defender. A ideia era arrancar um empate fora de casa contra o Botafogo-PB para que no jogo de volta, em casa, tivesse mais tranquilidade para conquistar o título. Mas o time de Campina Grande conseguiu mais. Sabendo se aproveitar dos contra-ataques, o Galo foi inteligente em campo e depois de ameaçar algumas vezes, acabou marcando um gol no segundo tempo de jogo, fazendo 1 a 0 e ampliando a sua já confortável vantagem.
 
O gol da vitória trezeana em pleno Almeidão foi marcado por Birungueta, que entrou no segundo tempo da partida para se tornar o principal nome da primeira final do Campeonato Paraibano de 2013. O Treze, inclusive, pode agora perder por um gol de diferença que ainda assim será o campeão.
Ao Botafogo, resta partir para cima do rival e arrancar uma vitória por dois gols de diferença no Estádio Amigão, em Campina Grande, para quebrar o jejum de títulos que já dura dez anos. A partida decisiva acontece na quinta-feira, a partir das 17h.

treze, botafogo-pb, final, campeonato paraibano (Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba)
Treze vence e fica perto do título (Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba)
Equilíbrio no primeiro tempo
O Botafogo começou melhor o jogo. Empurrado pela torcida, que lotava o Estádio Almeidão, o time da casa foi para cima. Mantinha a posse de bola no campo ofensivo, mas avançava de forma afobada, meio desorganizada, e facilitava o trabalho da defesa trezeana. Tinha mais volume de jogo, atacava muito, mas o Treze se mantinha bem postado lá atrás.
Celico, Warley e Doda eram os protagonistas das principais jogadas do Belo, mas a zaga trezeana jogava de forma inteligente e sem sustos. Nas vezes que perdeu a disputa, o goleiro Beto (que de última hora substituiu o titular Éder) soube se antecipar aos atacantes e tirar a bola da zona de perigo.

treze, botafogo-pb, final, campeonato paraibano, warley (Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba)
Warley tentou atacar várias vezes, mas o gol não
saiu (Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba)
Na melhor jogada botafoguense, aos 13 minutos, Warley chutou forte, mas para fora. Depois, já nos minutos finais da etapa inicial, Ferreira aproveitou uma cobrança de falta para chutar em gol. Beto fez uma difícil defesa e salvou o Treze.
Em meio a estes dois lances, o Treze, fechado lá atrás, soube sair com velocidade no contra-ataque. No primeiro lance, Evandro Russo obrigou Genivaldo a fazer bela defesa. No outro, Sapé aproveitou falha de André Lima e finalizou com categoria, para mais uma boa defesa do goleiro botafoguense.
Gol do Treze cala a torcida no 2º tempo
O segundo tempo começou com mudanças. Os dois treinadores mexeram nas suas respectivas peças, mas tudo o que conseguiram foi diminuir o ritmo do jogo. Ainda assim os lances de ataque iam saindo. Pelo Botafogo, Hércules, aos 15, chutou forte no ângulo para defesa difícil de Beto. Pouco depois, Zanardi quase marcou contra. E aos 21 foi a vez de Celico tentar seu chute. Mas uma defesa do goleiro trezeano, em noite inspirada.
Quando o Botafogo era mais ofensivo, o Treze deu o troco. Depois de novo ataque do lateral-esquerdo Celico, que quase abriu o placar, foi o Galo quem roubou a bola e num lance rápido chegou ao ataque em poucos segundos. Birungueta, um dos que tinham entrado no início do segundo tempo, recebeu bola da direita e de cabeça abriu o placar. 1 a 0, calando a torcida botafoguense.

treze, botafogo-pb, final, campeonato paraibano, warley (Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba)
Torcida do Botafogo foi a campo em excelente número, mas saiu de campo triste com a derrota na primeira final (Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba)
O jogo ganhava ares dramáticos. Warley foi para frente, chutou forte, mas Beto defendeu mais uma vez. Em seguida, o Treze respondeu com Kauê. O meia cobrou falta forte, em direção ao gol, e Genivaldo salvou. Não dava tempo nem de respirar. No minuto seguinte, Warley voltava a atacar. Desta vez ele lançou na área e Wanderley tentou de bicicleta. A bola foi para fora. O árbitro ainda deu quatro minutos de acréscimos, mas o Belo não chegou mais e saiu mesmo derrotado.
Botafogo-pb 0 x 1 treze
Genivaldo, Ferreira, Thuram, André Lima e Celico; Hércules, Zaquel (Gil Bala), Fábio Neves (Zabotto) e Doda; Warley e Thiaguinho (Wanderley).Beto, David Modesto, Ênio, Sandoval e Ramon Zanardi; Charles Vágner, Daniel Costa (Téssio), Sapé e Evandro Russo (Birungueta); Kauê e Tiago Chulapa (Tiago Sousa).
T. Marcelo VilarT. Vica
Gol: Birungueta, aos 25 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Hércules (Botafogo); Evandro Russo (Treze)
Local: Estádio Almeidão, em João Pessoa. Competição: Campeonato Paraibano - Final (primeiro jogo). Público e renda: 14.579 pagantes para renda de R$ 170.030. Arbitragem: José Renato Soares, Márcio Freire e Oberto Santos.